quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

EMATER - PB PUBLICA AÇÃO 2010/2011

Emater-PB divulga balanço do ano e anuncia metas para 2011


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) está presente em todo o Estado e, ao longo de seus 55 anos, vem atuando para melhorar as condições de vida das famílias e das comunidades do meio rural.
Somente em 2010, cerca de 60 mil agricultores familiares receberam assistência técnica de forma direta e 120 mil indiretamente fortalecendo assim a produção, criação e processamento dos alimentos que todos os dias chegam à mesa dos paraibanos.
De acordo com o presidente da Emater-PB, Lino Gonçalves Nonato, durante o ano, a empresa atuou de forma veemente, realizando importantes ações na implementação das políticas públicas e programas do governo e no assessoramento das atividades de assistência técnica e extensão rural (Ater) respeitando saberes dos agricultores familiares e extensionistas.
Lino contabiliza um saldo positivo nas ações de revitalização da Emater-PB e no desenvolvimento da agricultura familiar no ano de 2010 em todo o Estado e acredita na ampliação e na qualidade dos serviços de Ater para 2011. “A Emater-PB já dispõe R$ 5.582.395,06 para as atividades programadas nos territórios zona da Borborema, zona do Cariri Ocidental, zona do Médio Sertão e zona da Mata Sul, originados das chamadas públicas”, destacou.
Os convênios celebrados - MDA/SAF e MDA/SDT - vem contribuindo para o fortalecimento da empresa melhorando sua infraestrutura com a aquisição de 212 veículos, 29 motos, 51 computadores, 100 impressoras, 45 aparelhos de GPS de navegação, máquinas fotográficas, duplicador digital e mobília para 35 escritórios.
O trabalho executado pela instituição junto aos agricultores familiares, na prestação de serviços de Ater da produção até a comercialização e organização social, proporciona condições para a permanência no campo, pela geração de renda e melhoria socioeconômica.
Ao longo de 2010, a Emater-PB foi responsável pela distribuição de 949.021 kg de sementes certificadas de milho, feijão e algodão do Programa Estadual de Produção e Distribuição de Sementes do Estado. Teve participação decisiva na retirada da Paraíba da zona de risco da febre aftosa. Realizou o recadastramento de produtores de leite do Estado, o cadastro de propriedades rurais e dos criadores, o controle da Mosca Negra dos Citros e da Cochonilha do Carmim na palma forrageira.
Ainda durante o ano foram realizados dias de campo sobre as culturas do abacaxi, algodão orgânico, banana, girassol, culturas diversificadas e transição agroecológica, 136 cursos de capacitação para 2.380 agricultores familiares, inscrição de 94.101 agricultores familiares no Garantia Safra, além de 18 cursos de capacitação para 450 extensionistas e de gestão para 191 Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Apoiou e garantiu o assessoramento das comunidades, associações e cooperativas da agricultura familiar para participar diretamente nos mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que buscam garantir a segurança alimentar assegurando a aquisição de alimentos diretamente da agricultura familiar.
O trabalho extensionista, realizado de forma participativa com os agricultores e suas comunidades, tem se constituído em ferramenta indispensável ao desenvolvimento estadual. “A Emater-PB trabalha para que os agricultores familiares sejam os protagonistas de suas ações, agentes de mudança e alcancem melhores condições de vida em suas propriedades e comunidades rurais, o que promove o fortalecimento da economia local e estadual,” afirmou o presidente da Emater-PB.
Atualmente, a empresa possui uma força de trabalho de 1.405 servidores, entre técnicos e administrativos e sua atuação atinge os 223 municípios paraibanos através do número igual de escritórios locais, além de 15 regionais. Pela sua capilaridade, a Emater-PB é considerada uma das principais empresas executoras dos programas dos Governos do Estado, e grande parceria na implantação das políticas públicas para agricultura familiar, mantendo ainda convênios com municípios.



Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário