sábado, 8 de março de 2014

Açude de Engenheiro Ávido

O Açude de Engenheiro Ávido (Boqueirão) localizado nos municípios de São José de Piranhas e Cajazeiras - Paraíba. com capacidade para 255.000,000m³, e não chega a esse volume há vários anos, não por faltas de chuvas, mas por determinação do órgão responsável pelo monitoramento desse manancial hídrico isto em virtude de problemas que levam a redução desse volume a patamar de aproximadamente 180.0000.000m³ como prevenção ao corpo da parede.
            Fato dessa natureza levou a redução desse volume em diversos anos de inverno (chuvas) regulares e por esta razão hoje estamos enfrentado sérios ricos de um colapse no abastecimento de várias cidades, em decorrência dos últimos dois anos de estiagem prolongada e com perspectivas de um inverno abaixo da média no em curso.

        O Açude encontra-se com baixíssimo nível de volume e em se confirmando mais um ano de estiagem poderá comprometer o consumo hídrico da população de várias cidades em seu entorno. Os nossos representantes políticos estão em sua maioria omissos com essa situação, pois deveriam estar formando blocos para exigir da presidência da republica agilidade nas obras de transposição das águas do Rio São Francisco para minimizar esse problema que afligem toda essa população do sertão paraibano. Claro que não seria a solução, mas amenizaria e supriria a necessidade de consumo humano e animal.

      A interligação de bacias hídricas viria suprir os anseios e necessidades hídricas da população dessa região, que ora padecem pelo precioso líquido em diversas cidades encravada no polígono das secas e ou na região Semiárida Nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário