A Extensão Rural da Paraíba completa neste dia 30 de setembro de 2009 seus 54 (cinqüenta e quatro) anos de existência, trabalhando em defesa da sustentabilidade socioeconômica da zona rural e em especial dos agricultores familiares.
A EMATER – PB é o único órgão do Governo do Estado que hoje está presente nos 223(duzentos e vinte e três) municípios paraibano e que detém de uma imensa capilaridade de ações e informações, base de suporte a diversidade produtiva e geradora de divisa para o Estado.
Os municípios que compõem a Região Administrativa Coordenado pela EMATER de Sousa – Paraíba, todos contam com Unidades Operativas do referido órgão e equipados com motos/veículos de transporte e computadores para desenvolver o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Estes como fatores base para o desenvolvimento das atividades produtivas oriundas da agropecuária. Onde a maior parte da população rural é constituída de agricultores familiares, pequenos agricultores, com perspectivas de expansão da agricultura familiar, notadamente pelas disponibilidades de solo e potencialidade de reservas hídricas. Com um universo de atividade produtiva explorada e a explorar, oriunda do setor agropecuário trabalhada em diversas fases da cadeia produtiva.
Isto, oportunizando um processo que leva ao Desenvolvimento Rural Sustentável com ênfase para a Agricultura Familiar e oferecendo melhoria da qualidade de vida da população rural existente em toda essa área geográfica. Apesar de enfrentar impactos distintos em suas ações produtivas, como irregularidades nas distribuições das chuvas, limitação de sementes selecionadas, zoneamento de plantio não condizente com a realidade climática da região. Alem de limites de financiamento agrícola para custeio e ausência de um centro de comercialização definido. Bem como a insuficiência de agroindústrias e falta de políticas agrícolas na base dos municípios.
Mesmo diante desses aspectos, a Agricultura Familiar, ainda é uma atividade socioeconômica desenvolvida na região, com uma diversidade de atividades produtivas rurais e com uma disponibilidade de produção para o suporte alimentar da população territorial, sendo que o excedente do consumo local, comercializado in natura no comércio regional.
As organizações de famílias rurais, a base de associações comunitárias deveria ser a fonte condutora do processo de socialização da população rural e das atividades inerentes ao processo produtivo agropecuário. Mas, na verdade ainda está distante da realidade de envolvimento no processo e em suas ações como meios de socializações.
Para tanto, a Extensão Rural toma rumo na orientação de formação de grupos de Agricultores e Jovens Rurais, visando aglutinação de pessoas em formas de associações e cooperativas para uma melhor e eficiente forma de transferência de tecnologia e construção de conhecimento a partir da base, vivendo as condições locais como poder de transformação, atualização e capacitação de conhecimentos em diversos setores de atividades produtiva rural e extra rural que apresentem condições de geração de trabalho e renda.
A EMATER, através da Assistência Técnica e Extensão Rural tende a desenvolver atividades econômicas e sustentáveis através de ações que visem à melhoria da qualidade de vida de comunidades e indivíduos. Todavia aos aliados à produtividade econômica, social e ao equilíbrio ambiental, mediante a utilização de metodologias inovadoras e com base educativa que possa proporcionar o desenvolvimento em comunidade de aprendizagem para assegurar o equilíbrio ambiental contínuo.
As entidades parceiras ao desenvolvimento da agricultura familiar, como: Prefeituras Municipais, Bancos oficiais, Sindicatos Rurais, C.M.D.R.S. e as próprias Associações Comunitárias devem dedicar atenções às necessidades e aspirações das famílias rurais no sentido de minimizar os problemas que as afligem e mitigar os impactos negativos oriundos das atividades de riscos a exemplo do uso de defensivos químicos.
Outro fator importante é a experiência vivida pelos agricultores familiares com a utilização de recursos do PRONAF, que são promissoras e detentora de segurança e tranquilidade para produzir mais alimentos. A prioridade dada pelo Governo Federal, à agricultura familiar é clara. E por isso vem aumentando o volume de recursos destinado aos pequenos agricultores. Fato demonstrado pela segurança alimentar através de alto poder nutricional.
A efetivação de ações do Governo do Estado, via a Assistência Técnica, executada pela EMATER – PB, vem proporcionar melhoria na qualidade de vida das famílias rurais. Visto, a elaboração de projetos de financiamento de investimento rural e custeio, orientação na diversificação das atividades rurais, com efeito para os aspectos de combate à fome, a miséria e disponibilizando condições para a inclusão social, regatando a cidadania. São fatores que marcam a presença do Governo do Estado na vida das famílias rurais.
O Programa de Aqisição de Alimentos, através da Compra Antecipada com Doação Simultânea, desenvolvido pela CONAB, junto as Associações de Agricultires Familiares têm beneficiado nessa Região várias instituições folantropicas e entidades Escolares. Onde crianças, Jovens e adolescentes tem sidos beneficiados diretos na alimentação escolar. Trabalho este, em parceria com a Extensão Rural – Região de Sousa – PB.
São visíveis e incontetável as ações da Assistência Técnica e da Extensão Rural nestes 54 anos de eistencias. São diverss atividades exploradas, afloradas e em constante evolução as ações metodológicas que visão a transferencia de tecnologia, conhecimento e diversificação produtiva para a sustentabilidades sócio e economica dos agricultores familiares.
Parabenizar a Etenão Rural – EMATER – PB é pouco e algo vasio. Recompensar com mais investimento estrutural e humano é reconhecer valores e respeitar essa forma de construção do saber, neste permanente aprendizado.
Ações estas, desenvolvidas em parcerias, através de Governos: Municipal, Estadual e Federal. E, com órgãos representativos e os próprios agricultores e agricultoras familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário