quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário > Rádio MDA > Comunidades da Agricultura Familiar


Alimentação escolar é discutida nos territórios da Paraíba

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, realiza quatro seminários para discutir junto aos gestores públicos e a sociedade civil as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Nos dias 26 e 27, os seminários serão nos territórios da Borborema, em Lagoa Seca. Na Zona da Mata Sul, em Pedras de Fogo, no dia 27, e no Cariri Ocidental, na cidade de Monteiro, no dia 02 de fevereiro.
O agente de Dinamização Econômica da Secretária de Desenvolvimento Territorial, Antônio Souto, explica a importância dos seminários:

Sonora (Antônio Souto)
“Estes seminários estão buscando desenvolver um diálogo entre o poder público e a sociedade civil em cada um dos territórios aqui na Paraíba, trazendo gestores, agricultores e suas organizações parceiras, tanto públicas como da sociedade civil, para dialogar e fazer um treinamento desse público, tanto o público que vai comprar como o público que irá vender ao Pnae [Programa de Nacional de Alimentação Escolar]. Então, colocar na mesa, debater e tirar, em 2011, um compromisso do Pnae de, no mínimo, triplicar o acesso dos agricultores familiares a esse recurso, essa forma de acesso ao mercado”

Entre os participantes estão prefeitos, secretários municipais de Educação e de Agricultura, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, associações, cooperativas, conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável, e técnicos da Emater-PB de cada território.


O Portal do MDA destaca essa matéria, realização de seminários sobre Alimentação Escolar que é importante para os agricultores familiares. Vale salientar que na região de Sousa - Paraíba, em 18/12/2009 realizou-se um encontro com mais de 300 (trezentas pessoas) Diretores Escolares, Presidentes de Conselhos de Alimentação Escolar, Secretários Municipais de Educação e de Agricultura, Representantes de Sindicatos Rurais, Nutricionistas, Presidentes de Associações Comunitárias Rurais, Agricultores Familiares, Lideranças políticas e Comunitárias. Na oportunidade do encontro tratou-se sobre alimentação escolar e a Lei 11.947/2009 determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar. Trabalho coordenado pela equipe técnica econômica e social da Emater - PB, tendo a frente o coordenador a época(18/12/2009) José Marques Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário