segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ESTAÇÃO DE PISCICULTURA

ESTAÇÃO DE PISCICULTURA DE SÃO GONÇALO - SOUSA - PARAÍBA
ENCONTRA-SE EM PLENO FUNCIONAMENTO NA MULTIPLICAÇÃO DE ALEVINOS.

Graças aos esforços dos Administradores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS – São Gonçalo – Sousa – Paraíba e em especial ao funcionário, Francisco Assis Oliveira que vem conduzindo todo processo técnico para criação e multiplicação de alevinos na referida Estação de piscicultura.
Em breve estará sendo atendida toda região polarizada pelo Perímetro Irrigado de São Gonçalo – Sede da Unidade do DNOCS, com alevinos produzidos na Estação de Piscicultura Local para o povoamento de açudes públicos e privados.
Para uma região pobre, carente e de grande nível de deficiência nutricional em especial das famílias de baixa renda, que em sua maioria são cadastradas no programa bolsa família, aonde essa estação de piscicultura irá brevemente proporcionar segurança alimentar, através da oferta de carne de peixe. Diversas espécies de alevinos deverão ser disponibilizadas para o povoamento dos reservatórios hídricos que serão criados para engorda. E servirão principalmente para alimentação das famílias de baixo poder aquisitivo e o excedente da produção para geração de renda através da comercialização local e regional.
Vale destacar os esforços concentrados pelos funcionários do DNOCS – São Gonçalo – Sousa – PB que têm feito de tudo, buscando as forças disponíveis para fazer funcionar a Estação, com poucos recursos financeiros têm alcançados resultados satisfatórios no tocante ao custeio de materiais de consumo.
O trabalho é a Lei da Vida e o Sucesso do Êxodo, porque quem trabalha ver correr de sua testa o suor abençoado por Deus, logo podemos comparar esse suor com a oração “Rui Barbosa”, então para os que coordenam a Estação de Piscicultura é preciso suar muito, muito mesmo. Chegou a hora dos políticos ajudarem na disponibilização de recursos para o funcionamento da Estação de Piscicultura.
O Ministério da Integração Nacional têm que disponibilizar recursos para a viabilização de funcionamento da Estação e atender a necessidade da multiplicação de alevinos para a demanda dos agricultores familiares no povoamento dos açudes.
A população espera a oferta de peixe no mercado local e regional, visto que o produto alimentar do grupo de carne contém mineral e vitaminas indispensáveis a uma alimentação balanceada e saudável, com um mínimo teor de gordura em relação às demais carnes, sendo-a importante a prevenção de diversas doenças.
Para a composição alimentar, o peixe apresenta ainda um baixo consumo pela população e que precisa ser divulgado suas qualidades nutricionais. Em uma região como a Semiárido Nordestino que existem uma concentração de pessoas carentes, pobres e de baixo poder aquisitivo, fator que leva a uma deficiência no balanço nutricional, não pode essa região, existir escassez de peixe.
É preciso que autoridades políticas, lideranças comunitárias e imprensa visitem a Estação de Piscicultura e juntos, cobrarem por mais apoio para um melhor funcionamento e um breve, contínuo atendimento a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário