segunda-feira, 31 de outubro de 2011
COCO ANÃO VERDE IRRIGADO
CULTIVO DA CULTURA DO COCO ANÃO VERDE IRRIGADO
Em visitas técnicas realizadas em Lotes Agrícolas dos Municípios de Petrolina – PE e Juazeiro – BA, precisamente em culturas de Coco Anão Verde Irrigado, em consórcio com Goiaba, Cebola, Beterraba e Maracujá. Presenciaram uma diversificação produtiva que proporciona um adicional diversificado de trabalho e renda. Alem de possibilitar a realização dos tratos culturais, controle integrado de pragas isto, compatíveis as condições ambientais e a ambiência dos cultivos. Demonstrado em algumas fotos expostas na Página denominada de Visitas as Unidades Produtivas.
Este processo de cultivo em consórcio realizado nos dois anos e meios da Cultura do Coco anão verde Irrigado tem ofertado um aproveitamento das disponibilidades das áreas entre as linhas das plantas, a unidade do solo pelo processo de Irrigação e a luminosidade, fatores bases para o desenvolvimento das cultas em consórcio.
Aspectos também importantes tratam-se da incorporação dos restos culturais ao solo, repondo nutrientes para o aproveitamento radicular da cultura do Coco. Para este consórcio é necessário que o plantio das mudas de coco obedeça a um espaçamento que possibilite tal diversificação de culturas. Como exemplo um espaçamento de 7,5m X 7,5m.
O consórcio da cultura do Coco com outras culturas de círculos curtos nos primeiros dois anos e meios apresentam-se como suporte aos custos de custeio da cultura principal e como fonte de geração de renda. Sendo considerado tal consórcio viável técnico e financeiro visto a superar custos antes da produção do coco.
Como constatamos nessas Unidades Produtivas Visitadas, a cultura do Coco Anão Verde Irrigado trabalhada em consórcio com as culturas de círculos curtos oferecem boa fonte de renda.
José Marques Furtado
Nenhum comentário:
Postar um comentário