A EMATER – PB: 56 ANOS DE EXTENSÃO RURAL
A Extensão Rural da Paraíba completou neste dia 30 de setembro de 2011, 56 (cinqüenta e seis) anos de existência, trabalhando em defesa da sustentabilidade socioeconômica da zona rural e em especial dos agricultores e agricultoras familiares.
Percebemos que a EMATER – PB é a único órgão do Governo do Estado que hoje está presente nos 223(duzentos e vinte e três) municípios paraibano e que detém de uma imensa capilaridade de ações e informações, base de suporte a diversidade produtiva geradora de divisa para o Estado.
Sabemos também que a maioria dos Municípios paraibanos enfrenta impactos distintos em suas ações produtivas rurais, como irregularidades nas distribuições das chuvas, limitação de sementes selecionadas, zoneamento de plantio não condizente com a realidade climática da região. Alem de limites de recursos financeiros para a agropecuária e ausência de centro de comercialização definido. Bem como a insuficiência de agroindústrias e falta de políticas agrícolas de base municipal. Mesmo diante desses aspectos, a Agricultura Familiar, ainda é a atividade econômica desenvolvida, com uma diversidade produtiva rural e disponibilidade de produção para o suporte alimentar da população territorial, sendo que o excedente do consumo local é comercializado in natura no comércio regional.
As Organizações de Famílias Rurais, a Associações Comunitárias, deveriam ser a fonte condutora do processo de socialização da população de alimentos e das atividades inerentes ao processo produtivo pecuário. Mas, na verdade ainda está distante da realidade de envolvimento direto no sistema de produção e comercialização.
A Extensão Rural apresenta-se como fonte orientadora para formação de grupos de Agricultores e Jovens Rurais, visando aglutinação de pessoas através do sociativismo com eficiência na transferência de tecnologia, atualização e construção de conhecimento. Isto, a partir da base, vivendo as condições locais como poder de transformação mediante a capacitação em diversos setores de atividades produtiva rural gerando trabalho e renda.
A Extensão Rural desenvolve atividades metodológicas que proporciona a atualização de conhecimentos e construção do saber oferecendo suporte para o desenvolvimento econômico e sustentável através de ações que visem à melhoria da qualidade de vida de comunidades e indivíduos. Todavia aos aliados à produtividade econômica, social e ao equilíbrio ambiental, mediante a utilização de metodologias inovadoras e com base educativa que possa proporcionar o desenvolvimento em comunidade de aprendizagem para assegurar o equilíbrio ambiental contínuo.
As entidades parceiras ao desenvolvimento da agricultura familiar, como: Prefeituras Municipais, Bancos oficiais, Sindicatos Rurais, C.M.D.R.S. e as próprias Associações Comunitárias devem dedicar atenções às necessidades e aspirações das famílias rurais no sentido de minimizar os problemas que as afligem e mitigar os impactos negativos oriundos das atividades de riscos a exemplo do uso de defensivos químicos.
Outro fator importante é a experiência vivida pelos agricultores familiares com a utilização de recursos do PRONAF, que são promissoras e detentoras de segurança e tranquilidade para produzir mais alimentos.
A prioridade dada pelo Governo Federal, à agricultura familiar é clara. E por isso vem aumentando o volume de recursos destinado aos pequenos agricultores. Fato demonstrado pela segurança alimentar através de alto poder nutricional.
A efetivação de ações do Governo do Estado via a Assistência Técnica, executada pela EMATER – PB vem proporcionar melhoria na qualidade de vida das famílias rurais. Visto a elaboração de projetos de financiamento de investimento rural e custeio, orientação na diversificação das atividades rurais, com efeito para os aspectos de combate à fome, a miséria e disponibilizando condições para a inclusão social, resgatando a cidadania. Fatores que marcam a presença do Governo do Estado na vida das famílias rurais.
O Programa de Aquisição de Alimentos, através da Compra Antecipada com Doação Simultânea, desenvolvido pela CONAB, junto as Associações de Agricultores Familiares têm beneficiado várias instituições filantrópicas e entidades Escolares. Onde crianças, Jovens e adolescentes têm sidos beneficiados com alimentação escolar. Trabalho este, desenvolvido em sua maioria em parceria com a Extensão Rural.
São visíveis e incontestáveis as ações da Assistência Técnica e da Extensão Rural nestes 56 anos de existência. São diversas atividades exploradas, afloradas e em constante evolução, mediante processo e as ações metodológicas que visam à transferência de tecnologia, conhecimento e diversificação produtiva para a sustentabilidade sócia e econômica dos agricultores familiares.
Parabenizar a Extensão Rural – EMATER – PB nos seus 56 (cinqüenta e seis) anos é pouco, e, algo ainda vazio, mas, recompensar com mais investimentos estruturais e humanos é reconhecer e valorizar essa forma de construção do saber, neste contínuo processo de aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário