sábado, 21 de março de 2015

ESCOLAS FECHADAS E DINHEIROS DESPERDIÇADOS.

Comunidade Malhada dos Alves.
       Recursos destinados à educação em épocas passadas, com moedas correntes e valores volumosos para construções de prédios onde funcionaram educandários e ainda deveriam funcionar, nessa mesma ou em outras utilidades nas zonas rurais de diversos municípios do Estado da Paraíba. Atualmente partes desses prédios escolares encontram-se fechados, abandonados, ociosos e sem nenhuma utilização, mesmo que sejam outras afins, que possam servir de socialização de informações para a construção do saber popular e ou de suporte técnico as atividades que possam contribuir para o afloramento e fortalecimento de ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável.

Comunidade Morumbica.
         O Município de Sousa, localizado no sertão da Paraíba é possuidor de inúmeras escolas fechadas e sem uma política, educacional, social e ou econômica que venha sendo desenvolvida junto às comunidades rurais para a utilização e ou serventia desses espaços físicos que muito poderia contribuir para a valorização da construção do saber.
São vários prédios, verdadeiras estruturas físicas que antes funcionavam como escolas para alunos de diversas idades. Hoje fechadas, sem utilidades, abandonadas em estado de deteorização. Quantos recursos financeiros foram aplicad
Comunidade Várzea da Jurema.
os na construção desses educandários? O que deveria ser feito para a utilização em outras atividades? Porque não continuaram servindo as comunidades rurais?
Vejamos como poderia estar sendo-as utilizadas:
Comunidade da Pitombeira.
1. Sede de Associações Comunitárias de Agricultores (as) Familiares e Jovens Rurais;
2. Centros Múltiplos de Manejos: Indústrias Rurais Caseiras, na fabricação de bolos, doces, queijos e manteiga;
3. Centro de Capacitação para Agricultores (as) e Jovens Rurais;
Comunidade Lamarão.
4. Escolas esportivas e de informáticas para Jovens;
5. Centro de resfriamento do Leite Bovino para comercialização junto ao Programa de Distribuição do Leite;
6. Centro de Inseminação Artificial de Matrizes Bovinas;
7. Local para Produção e Multiplicação de Mudas Frutíferas;
8. Produção de Hortas Comunitárias para balanço nutricional as Mães Gestantes e crianças;

Recanto da Lagoa.
O importante é o aproveitamento dessas estruturas físicas  que  estão ociosas. E que na verdade têm muito a oferecer as Comunidades Rurais e em especial a População. Esta faltando Gestão Participativa e compromisso para o Desenvolvimento Sustentável da Área Rural
Comunidade Genipapeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário