quinta-feira, 27 de maio de 2010

PROGRAMA TARIFA VERDE

PROGRAMA TARIFA VERDE:


O Estado da Paraíba executou um dos melhores programas para o suporte ao cultivo de culturas irrigadas em todo Estado, se trata do PROGRAMA TARIFA VERDE que apresenta incentivo financeiro com a redução de 73% do custo de energia elétrica quando usada dentro dos planos de horário proposto no Programa. Hoje a instalação desses medidores e ou Kits de Irrigação estão suspensos. Fato que vem preocupando os pequenos agricultores familiares que necessitam desses incentivos para implantar pequenos projetos produtivos de culturas Irrigadas e em especial as culturas forrageiras com suporte alimentar aos rebanhos, bovinos, caprinos e ovinos.
A prática desse Programa é evidenciada pelas diminuições dos custos com energia elétrica e na eficientização do processo de irrigação. A continuidade desse Programa fortalecerá a produção de alimentos, em cultivo diversificado, gerando trabalho, renda e emprego as famílias rurais.
O Governo deve criar alternativas para atender aos agricultores familiares e em especial a Juventude Rural com programas semelhantes à Tarifa Verde e ou Tarifa de Irrigação como queira Titular. O importante é subsidiar esses custos de produções no tocante às tarifas de energia elétrica.
Na parte de Orientação e Assistência Técnica, o Estado possui com eficiência a ATER e a Pesquisa, que pode acompanhar essas famílias rurais em projetos produtivos diversificados, propondo um equilíbrio nutricional através do melhoramento do habito alimentar com alimentos saudáveis.
Um Programa desse alcance traz benefícios diversos, desde o combater à fome e a desnutrição das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e em estado de insegurança alimentar e nutricional.
O momento que estamos vivendo, frente a uma seca verde, sorte que ainda existe um considerável volume de água em reservatório da região e ao vislumbrar as águas da transposição do São Francisco, sem se falar das reservas hídricas do subsolo. São tantas justificativas que podemos apresentar para a viabilização da volta desse Programa Tarifa Verde, que se torna fácil enumera-las. O que precisamos é sensibilizar os assessores do Governo para agir de imediato e desenvolver a agropecuária com sustentabilidade.
Com esse Programa podemos desenvolver atividades educativas alimentares, trabalhando em Comunidades de Aprendizagem, socializando informações e oportunizando condições de uso da terra dentro de um processo de ação coletiva comunitária. Podemos programar a produção e viabilizar o consumo para a alimentação escolar, atendendo o Art. 14 da Lei de Nº 11.947/2009 que determina a obrigatoriedade de no mínimo 30% dos recursos do FNDE para aquisição de Alimentação Escolar que sejam adquiridos produtos agropecuários saudáveis aos Agricultores Familiares.
Trabalho estes que propõem resgatar a auto-estima e a inclusão social das nossas Famílias Rurais, fortalecendo os seus núcleos sociais. Dentro deste Programa que trata de produção de mais alimentos, deve-se desenvolver ações para a atualização de conhecimentos técnicos, econômico e social, construindo em etapas, compreendendo o ciclo produtivo vegetal e animal das atividades de produção agropecuárias exploradas.
Acreditamos que o Governo do Estado, através dos órgãos competentes haverão de analisar a viabilidade de retorno desse programa “TARIFA VERDE” para impulsionar a produção de mais alimentos. A volta desse programa e o acompanhamento aos Medidores e Kits anteriormente instalados são ações fundamentais e indispensáveis ao desenvolvimento produtivo rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário